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Dicas para identificar o nicho mais lucrativo para o seu negócio

Você sabe que precisa encontrar uma maneira de se diferenciar da concorrência e está em busca do nicho perfeito? Então, a JetFilm acertou em cheio ao trazer este artigo para você.

Hoje, falaremos tudo o que você precisa entender sobre o que é um nicho, qual é a sua importância e dicas para defini-lo e começar a vender o quanto antes. Vamos acompanhar?  

Antes de tudo: o que é um negócio lucrativo?

De maneira bem simples, um negócio lucrativo nada mais é do que um negócio que possui um custo mais baixo, mas que gera uma receita (renda) alta. São aqueles típicos negócios nos quais investimos pouco, agimos de forma inovadora e acabando temos um ótimo retorno. Muitas vezes, mesmo a curto prazo.

O grande problema é o seguinte: exatamente pelo fato de ser lucrativo, há várias pessoas que também estão tentando fazê-lo. E pior ainda: todos ao mesmo tempo.

Por isso, é preciso definir um nicho para se especializar e se diferenciar da concorrência. É por isso que abordaremos tal assunto no tópico a seguir.

Por que é importante definir um nicho?

Podemos definir um nicho como uma área ou tema pelo qual você se interessa, gosta e tem afinidade de falar sobre. Imagine que você gostar de carros ou, ainda, de algo mais específico: carros esportivos. Enfim, é disso que se trata um nicho – um assunto bem direcionado.

Mas, por que ele é tão importante? Bom, neste caso, encontramos três fatores altamente relevantes. Citamo-los logo abaixo.

Público-Alvo:

A partir de uma definição de nicho, você consegue definir quem são as pessoas que irão se interessar pelo seu produto. No caso que mencionamos como exemplo, quem goste de carros esportivos. Assim, você não vai ficar atirando para todos os lados, querendo que todos vejam o que está fazendo – e muito menos gastando com publicidade sem necessidade.

As suas chances de vendas falando com pessoas que “gostam de carros” é muito maior do que falando com todo mundo. E isso vai desde o marketing de “porta em porta” até (e sobretudo) o famoso marketing digital, direcionando melhor a sua publicidade paga.

Competitividade:

O mercado está cada dia mais competitivo, não importa qual seja a área de trabalho ou os produtos e serviços oferecidos. Neste caso, ao ter um nicho, você diminui muito a sua lista de concorrentes e foca, somente, em concorrentes que estão falando de carros esportivos. Lembre do nosso exemplo!

Fica mais fácil de analisá-los e isso aumenta as chances de fazer coisas melhores que eles, gerando ainda mais valor para a sua marca. E, claro, maior lucratividade.

Parcerias:

Para encontrar parceiros ideais para o seu negócio, você precisa ter um nicho. Assim, cria-se uma rede muito mais efetiva para atuar e alavancar o seu alcance e empoderamento para com o público-alvo.

No caso do exemplo, pilotos podem fazer anúncios para a sua loja ou mesmo prover uma entrevista ao seu blog se expondo como autoridade no assunto. Tudo envolvido com o nicho citado e atraindo ainda mais o público-alvo. No nosso exemplo: voltado aos carros esportivos.  

– Explore o nicho de películas arquitetônicas: conheça os tipos de aplicações.

Como identificar os nichos mais lucrativos?

Mas depois de entender a importância, surge a grande dúvida: como podemos identificar nichos lucrativos para nossos negócios? Te mostramos com as seguintes dicas:

Busque por um tema que você consiga atender

Para iniciar a busca por nichos lucrativos, primeiro é preciso encontrar uma área a qual você possa atender. Você nem precisa ser expert no assunto, mas deve ser capaz de se especializar e atuar seguindo as necessidades do mercado.

Portanto, pense nos temas que você gosta, com o que você tem habilidade e vê uma brecha para se dedicar e se aperfeiçoar. Assim, você poderá pensar em negócios envolvidos com assuntos com os quais possui familiaridade e conseguirá evoluir e atender.

Pense na resolução de um problema

Para que você tenha lucratividade, o novo negócio deve estar relacionado com um problema. Você deve buscar uma “dor” para ser sanada no cliente. Principalmente em momentos de crise, as pessoas pagarão e gastarão o seu dinheiro com reais necessidades. Por isso, indicamos atuar em um nicho em que haja uma demanda real – envolvido com alguma necessidade ou problema específicos.

Um bom exemplo é o nicho de películas para vidros. Estima-se que, durante a pandemia, aumentou consideravelmente a procura por aplicação de películas residenciais. O motivo? Com mais pessoas em casa, durante o home office, maior foi a necessidade de gerar segurança e conforto ao trabalhar em casa.

Neste caso, ao lidar com películas, você estaria atuando em um nicho e resolvendo uma necessidade. Viu como tudo se encaixa? 

Alinhe as expectativas sobre o retorno e o que o mercado pode te oferecer

Depois de buscar por um tema com o qual tem facilidade e encontrar uma “dor” para ser sanada, estude o mercado para entender quais são as suas chances e o possível retorno de investimento dentro de tais nichos mais lucrativos.

Não vai adiantar nada você se dedicar dias, semanas ou meses a um projeto e chegar a um problema que, no final, não irá lhe trará nenhum lucro. Pense se há viabilidade para o negócio e pesquise para ter uma boa perspectiva do todo e saber o quanto as pessoas que atuam dentro dele ganham.

O ideal é focar em nichos que tenham pouca concorrência, mas a demanda seja crescente. Isso vai lhe ajudar a ter um negócio lucrativo e de longo prazo.

– Especializações para aplicadores automotivos.

Depois de achar um negócio lucrativo, empodere-o!

Assim que encontrar um nicho lucrativo, é importante, desde o início, investir para ter um grande negócio. Então, siga algum de nossos insights.

Está pensando em criar um negócio lucrativo de maneira física? Sem problemas, mas não se esqueça de colocar a sua marca on-line, pois, hoje, o mundo é extremamente digital.

A pandemia veio para firmar o que todos já sabíamos: a internet veio para ficar. E muitas empresas ficaram pelo caminho por não aderirem rapidamente a uma presença on-line. Além de se digitalizar a alavancar a presença pela internet, em paralelo, dê atenção a identidade visual da sua marca. Será ela que irá ajudar o seu negócio a ficar na cabeça das pessoas.

Trabalhe bem a paleta de cores e cuide para que ela corresponda com o que realmente a sua empresa quer apresentar. Cuidar dessa parte é importante desde o início, pois, todo o design do seu negócio irá partir dessa identidade.

Dica final: que tal explorar o nicho de películas?
Você já pensou na oportunidade de trabalhar com películas para vidros? Se está procurando um bom nicho para oferecer serviços ou vender produtos e se interessa por áreas arquitetônicas ou automotiva, é uma ótima abordagem a ser explorada.

A JetSchool Escola Técnica conta com diversos Treinamentos em Películas para Vidros e a JetFilm oferece linhas de produtos exclusivas para quem trabalha com películas. Quem sabe não são os parceiros ideais para o seu novo nicho?

Leia o nosso blog para entender mais sobre o assunto e explorar as suas oportunidades de negócios, seja como aplicador de películas ou lojista. Se tiver dúvidas, fale conosco por aqui. Vamos ajudar te ajudar a desbravar este lucrativo nicho!