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Como criar uma carta de apresentação para prestação de serviços arquitetônicos?

Não importa se você é um aplicador recém-formado ou um veterano na profissão. Para superar a concorrência de mercado de películas para vidros, é preciso focar em uma excelente carta de apresentação para serviços arquitetônicos.

Tal material repassa profissionalismo, agrega valor para o seu serviço e aumenta o potencial de conseguir ótimos clientes. Pensando nisso, a JetFilm, parceira dos arquitetos e aplicadores brasileiros, traz dicas de como criar uma carta de impacto e alavancar as chances de sucesso profissional.

Antes de tudo: o que é uma carta de apresentação?

Uma carta de apresentação não é um simples documento. Quando bem planejado, ele é capaz de fazer você conquistar aquele cliente ou projeto tão desejado. Em poucas palavras, a carta de apresentação de arquitetura reúne informações relevantes para o cliente em potencial querer te contratar. 

O objetivo é fornecer um breve panorama com suas habilidades, qualificações e portfólio profissional. Incluir os benefícios do serviço arquitetônico e diferencial de mercado também é indicado para atingir o resultado almejado.


Qual é a importância de tudo isso?

Prestar um serviço profissional é quase que obrigatoriedade em meio a um mercado com tanta concorrência. Basicamente, isso não se aplica apenas ao segmento arquitetônico, mas sim em todos os nichos e atuações do mercado brasileiro.

Portanto, ter uma carta de apresentação ao entrar em contato com prospectos fará toda a diferença na hora da possível contratação. Uma carta de apresentação de serviços repassa profissionalismo, confiabilidade e expertise dentro da área.

Além disso, quanto mais bonito for o visual e mais bem escrito estiver o plano de trabalho, maiores os impactos gerados no público-alvo. Por isso, talvez seja importante contar com outros profissionais especialistas para criar um material de qualidade.

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O que devo inserir em uma carta de apresentação de prestação de serviços arquitetônicos?

Tudo irá depender do seu tipo de negócio em particular. Mas, de maneira geral, todas as cartas devem seguir um conjunto básico de dados e informações.

– Informações mais relevantes para compor sua apresentação:

  • Breve apresentação da empresa e resumo do histórico, incluindo informações sobre os sócios, bem como formação e capacitação para os serviços que serão prestados;
  • Descrição dos serviços que podem ser contemplados;
  • Benefícios que o cliente terá ao contratar a empresa – bem como os diferenciais competitivos e motivos para contratá-la;
  • Portfólio incluindo os projetos executados (exemplos mais relevantes);
  • Formas de contratação dos serviços e condições para pagamento.

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O mesmo modelo serve para todos os clientes?

O modelo geral da carta de apresentação pode ser utilizado para diferentes clientes potenciais. Mas dependendo da abordagem do projeto ou da empresa que será atendida, é necessário realizar algo mais personalizado.

Uma ótima ideia é trabalhar em cima da base pré-existente realizando pequenos detalhamentos – caso o cliente tenha maior potencial ou nível de exigência.

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Dicas para os aplicadores e arquitetos: crie uma incrível carta de apresentação

Agora, é o momento de conferir dicas básicas sobre como elaborar uma carta para prestação de serviço para clientes em potencial na arquitetura. Acompanhe já:

  • Foque na primeira impressão. Se você quer conquistar clientes de peso e ter acesso aos melhores projetos, saiba que a primeira impressão pode te ajudar a chegar lá! Capriche no visual, na escrita e tenha plena certeza de agregar algum diferencial que o torne único e interessante para despertar a atenção do público interessado.
  • Seja breve. Apesar da carta ter que ser a mais completa possível, foque no poder da síntese. Muitas informações e páginas farão com que o leitor fique cansado e desista de avaliá-lo como uma opção. Seja breve e vá direto ao ponto com qualidade.
  • Personalize quando necessário. Muitas vezes, a personalização fará toda a diferença para conquistar AQUELE cliente ou projeto. Quando necessário, modifique o material base de acordo com requisitos ou nível de exigência da empresa. Sem dúvidas, isso irá te ajudar!
  • Resuma apenas projetos e pontos relevantes. Nenhum cliente vai querer conhecer e saber sobre todos os projetos em que você já atuou. Muito menos sobre toda a sua carreira e habilidade profissional. Reúna apenas as informações essenciais para o caso em particular.
  • Desenvolva seu diferencial e personalidade. Quanto maior for o seu diferencial da concorrência, mais fácil conquistar clientes especiais. Foque em desenvolver suas próprias características e trabalhar em nichos específicos. Use a criatividade a seu favor e não tenha medo se o processo demorar um pouco – faz parte da evolução e é totalmente normal.

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Vantagens de ter uma carta de apresentação de arquitetura:

Engana-se quem pensa que uma carta de apresentação de serviços arquitetônicos é apenas um papel sem muitos objetivos ou ideais por trás. Quando bem realizado e aplicado, o material pode ser capaz de alavancar as oportunidades. Os principais benefícios incluem:

  • Demonstra maior nível de profissionalização para a sua atuação;
  • Agrega a possibilidade de cobrar mais ao oferecer serviços especializados;
  • Adiciona valor para a sua própria oferta de serviços arquitetônicos;
  • Auxilia na diferenciação em meio à concorrência;
  • Geração de impacto positivo na relação com o possível ou novo cliente;
  • Oportunidades de aumentar a lucratividade do negócio como um todo – mesmo que indiretamente;
  • E muitos outros detalhes.

Parcerias de peso podem agregar valor à sua atuação profissional

Para vencer cada vez mais as barreiras da concorrência, é preciso atuar no mercado com qualidade – e isso inclui encontrar parceiros confiáveis. Se você é um profissional de películas para vidros ou um escritório de arquitetura, saiba como a JetFilm Distribuidora pode te ajudar.

Trabalhamos há mais de uma década e, atualmente, atendemos todo o mercado brasileiro com as melhores soluções para aplicação em vidro de todo o país. Seja com películas arquitetônicas, adesivos decorativos ou ferramentas relacionadas.

Estamos aqui para oferecer o melhor para o seu negócio, estabelecendo uma parceria de qualidade. Vamos conversar mais sobre as suas necessidades? Entre em contato conosco por aqui.